quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Etec de Osvaldo Cruz é destaque na apresentação de projetos e boas práticas para o ETIM

A Etec Amim Jundi, de Osvaldo Cruz, desenvolveu junto aos seus alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico, durante este ano, uma quantidade bastante elevada de projetos e boas práticas, entre elas estão Trote Solidário, Semana Tecnológica, Bullying.


Nome da Ação/Projeto: Trote solidário
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio

Ação foi desenvolvida com o 3º ano do ETIM. O público alvo foi junto as salas de aula do período matutino e junto aos professores, em especial com os alunos dos terceiros anos tanto do ETIM como do Ensino Médio regular, depois a comunidade externa foi beneficiada com a arrecadação e doação efetuadas. Quantitativamente foram envolvidas, interna e externamente, cerca de 500 pessoas.
O objetivo da ação foi desenvolver a iniciativa, organização, ética e cidadania com os referidos alunos, possibilitando ainda visita às entidades beneficiadas.
A metodologia iniciou-se com uma reunião para sugestão, análise e discussão sobre o tema do trote e o que seria arrecadado, posteriormente a arrecadação, organização do que foi arrecadado e entrega junto as entidades.
Componentes envolvidos: Sociologia, História, GDP, LOE e GFE
Os resultados obtidos foram um grande número de produtos arrecadados, integração entre os alunos e a comunidade, em especial aquela visitada, desenvolvimento da cidadania e solidariedade.
Trotes realizados:
12/02 - Trote solidário - Tropa de Elite – com doação de um quilo de alimentos por aluno para doação entidade, no caso a APAE, Asilo, Centro de Apoio Terapêutico de Osvaldo Cruz – CATOC.
 24/03 – Trote solidário– Fantasia e Páscoa Solidária, com a arrecadação e chocolates e dinheiro para a aquisição de produtos em razão da Páscoa, tendo sido beneficiadas: Casa da Criança, Creche Rodolpho Zaros, Creche do Instituto Vida e Creche Yaeko Sasaki
Responsáveis: Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de Curso

Nome da Ação/Projeto: Dias comemorativos/especiais
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
Ação foi desenvolvida com os 1º, 2º e 3º anos do ETIM.
O público alvo foi junto às salas de aula do período matutino e junto aos professores, tanto do ETIM como do Ensino Médio regular. Quantitativamente foram envolvidas, interna e externamente, cerca de 500 pessoas.
O objetivo da ação foi fortalecer e propagar dias comemorativos e especiais que constam em nossos calendários, com o objetivo de desenvolver o interesse, a cultura, a iniciativa e a cidadania com os referidos alunos.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre o professor e os alunos envolvidos, isso na sala de aula, para sugestão, análise e discussão sobre como desenvolver o assunto.
Componentes envolvidos: Sociologia, Filosofia, História, LPL, ING, LEP e GEM
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema em desenvolvimento por parte de todos os alunos, a conscientização sobre a importância do assunto, a participação dos alunos envolvidos, a integração entre os componentes.
Datas onde foram desenvolvidas atividades:
08/03 - Dia Internacional da Mulher, com o 3º ETIM, com a elaboração de Mimos, bolos, poesia e palestra sobre o assunto.
 Responsáveis pela ação/projeto: Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de Curso; José Cláudio Pecini – docente;  Fernanda Siquini Valenciano ; Elaine Uranga Clivelaro Buturi – docente; Eduardo de Souza Pontes – docente;  Rodrigo Fernandes – docente

Nome da Ação/Projeto: Vídeos, teatros e exposição
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
Ação foi desenvolvida com os 1º, 2º e 3º anos do ETIM.
O público alvo foi junto as salas de aula do período matutino e junto aos professores, tanto do ETIM como do Ensino Médio regular. Quantitativamente foram envolvidas, interna e externamente, cerca de 1000 pessoas, toda a escola.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento cognitivo, expressivo, cultural e intelectual dos alunos, desenvolvendo o interesse, a cultura, a iniciativa e a cidadania com os referidos alunos.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre o professor e os alunos envolvidos, isso na sala de aula, para sugestão, análise e discussão sobre como desenvolver o assunto.
Componentes envolvidos: Sociologia, Filosofia, História, Educação Física e Artes
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema em desenvolvimento por parte de todos os alunos, a conscientização sobre a importância do assunto, a participação dos alunos envolvidos, a integração entre os componentes.
Datas onde foram desenvolvidas atividades:
03/06 – Apresentação do 3º ETIM para o 1º e 2º ETIM, com vídeos, pequenas palestras e teatros sobre as Constituições Brasileiras.
17/06 – Apresentação do 2º ETIM para o 1º e 3º ETIM, com vídeos, pequenas palestras e teatros sobre Karl Marx.
24/06 – Apresentação do 1º ETIM – para os alunos do 2º ETIM e 3º ETIM, e para outras classes do Ensino Médio regular, sobre a Ética, a partir da idade da pedra.
01/08 – Exposição de Banners com a temática Olimpíadas e Paralimpíadas, com trabalhos produzidos e explicados, pelos alunos do 1º, 2º e 3º ETIM, sendo exposto para toda a Escola.
Responsáveis pela ação/projeto: Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de Curso;  José Cláudio Pecini – docente; Paula Rived Garcia – docente; Célia Aparecida de Lima Pereira – docente.

Nome da Ação/Projeto: Semana Tecnológica
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
Ação foi desenvolvida com o 3º ano do ETIM.
O público alvo foi junto as salas de aula do período matutino, vespertino e noturna, além da comunidade externa, através de visitas que ocorreram na referida semana. Quantitativamente foram envolvidas, interna e externamente, cerca de 1500 pessoas, toda a escola e comunidade externa.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento cognitivo, participativo e intelectual dos alunos, desenvolvendo na prática o que estavam vivenciando na teoria.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre o professor e os alunos envolvidos, isso na sala de aula, para sugestão, análise e discussão sobre como desenvolver o assunto, sendo que elaboraram durante as aulas de Gestão da Produção e Materiais, maquetes relacionadas a diversos sistemas produtivos como: o de prestação de serviço, do agronegócio, as indústrias automobilísticas, de vestuário, de calçados, de móveis, bem como a indústria alimentícia. Após o resultado de todo o trabalho foi exposto para a Escola e comunidade externa.
Componentes envolvidos: Sociologia, LOE e GPM
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema em desenvolvimento por parte de todos os alunos, a conscientização sobre a importância do conteúdo ministrado, a participação dos alunos envolvidos, a integração entre os componentes. Os alunos adquiriram conhecimentos sobre os conceitos, classificações como produtos de pós-venda e pós consumo, sobre a legislação vigente, seu relacionamento com o desenvolvimento sustentável, bem como as diversas formas de recuperação da cadeia reversa como a reciclagem. E a partir daí os alunos pensaram e pesquisaram sobre formas de reciclar materiais que até então seriam descartados e agregar valor a estes, elaborando produtos cuja base seria materiais reciclados.
Datas onde foi desenvolvida atividade:
14 a 18/10 – Semana Tecnológica – Participação dos alunos do 3º ETIM
Responsáveis pela ação/projeto: Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de Curso; José Cláudio Pecini – docente; Renata Miranda Duarte – docente.

Nome da Ação/Projeto: 2ª Janela Cultural
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ETIM.
O público alvo foi junto as salas de aula do período matutino e vespertino, além da comunidade externa, através de visitas que ocorreram na referida semana. Quantitativamente foram envolvidas, interna e externamente, cerca de 500 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, desenvolvendo teatros, exposições, poesias, declamação, pequenas palestras, partilha de livros, música e teatros.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado.
Componentes envolvidos: LPL, História, ING, Artes, LEP, ECO e Química
O resultado obtido foi o despertar do interesse pela prática e desenvolvimento cultural, pela apresentação dos projetos e atividades desenvolvidas, pela música, teatro, declamação e pela cultura em si.
Datas onde foi desenvolvida atividade:
20 a 22/10 – 2ª Janela Cultural
 Responsáveis pela ação/projeto: Nome completo - Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de Curso; José Cláudio Pecini – docente; Fernanda Siquini Valenciano – docente; Elaine Uranga Clivelaro Buturi – docente; Marisa Castilho Mendes Penga  – docente; Eduardo de Souza Pontes – docente ; Célia Aparecida de Lima Pereira – docente; Fernanda Cathusca Morelli Silva – docente; Edelma Alencar Lima Jacob – docente.

Nome da Ação/Projeto: O cotidiano da Química ao longo dos tempos
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do ETIM.
O público alvo foi inicialmente junto a sala do 1º ETIM e, posteriormente, com apresentação de portfólio e atividades desenvolvidas e compartilhamento do livro lido “Os botões de Napoleão” para todos, isso na Janela Cultural.  Quantitativamente foram envolvidas, interna e externamente, na Janela Cultural, cerca de 500 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, desenvolvendo as atividades, portfólio e compartilhamento oral do livro. Despertar a curiosidade científica e mostrar aos discentes como a Química esteve e está presente no cotidiano da sociedade ao longo dos tempos; aumentar o interesse pela disciplina; diminuir os números da evasão escolar; levar o discente a pesquisar e ler com mais frequência; melhorar o processo ensino-aprendizagem.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado. O Projeto é executado quinzenalmente nos 20 minutos do encerramento da aula durante todos os bimestres do ano de 2016, através da realização de atividades como: leitura de textos e capítulos do livro: “Os botões de Napoleão”; vídeos e documentários da Discovery e ou national geographic; realização de experimentos; elaboração de pesquisas; criação de página virtual para divulgação científica.
Componentes envolvidos: Química e Artes
O resultado obtido foi o despertar do interesse pela prática e desenvolvimento da química e seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Datas onde foi desenvolvida a atividade:
16/02 – Início do Projeto "O cotidiano da Química ao longo dos tempos", a cargo das Profas. Fernanda Cathusca e Edelma Jacob
Responsáveis pela ação/projeto:
Nome completo - Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de Curso; Célia Aparecida de Lima Pereira – docente; Fernanda Cathusca Morelli Silva – docente; Edelma Alencar Lima Jacob – docente.

Nome da Ação/Projeto: Clube da Leitura - O Pequeno Príncipe
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do ETIM.
O público alvo foi inicialmente junto a sala do 1º ETIM e, posteriormente, com apresentação de portfólio e atividades desenvolvidas e compartilhamento do livro lido “O Pequeno Príncipe” para todos, isso na Janela Cultural.  Quantitativamente foram envolvidas, interna e externamente, na Janela Cultural, cerca de 500 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, desenvolvendo as atividades, portfólio e compartilhamento oral do livro. O projeto tem por objetivo resgatar o gosto pela leitura no atual mundo tecnológico, o resgate da leitura de livros que tragam boas ideias e conceitos, formando melhor nossos alunos.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado.
Componentes envolvidos: LPL e ECO
O resultado obtido foi o despertar do interesse pela prática da leitura, debates e reflexão sobre temas que envolvem o cotidiano, em especial solidariedade, estima e autoestima, respeito, cidadania e ética.
Datas onde foi desenvolvida a atividade:
- Durante todo o primeiro semestre letivo
Responsáveis pela ação/projeto:
Nome completo - Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de Curso;  Fernanda Siquini Valenciano – docente;
Elaine Uranga Clivelaro Buturi – docente; Eduardo de Souza Pontes – docente; Éder Aparecido de Souza – docente.

Nome da Ação/Projeto: Bullying
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos dos 1º e 2º anos do ETIM.
O público alvo foi junto as salas da Escola, em especial no período matutino. Quantitativamente foram envolvidas cerca de 500 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, desenvolvendo as atividades referente ao assunto tratado em prol do combate ao Bullying.  O projeto foi embasado nas Leis Municipais e no conteúdo teórico ministrado em sala de aula. Buscando envolver os alunos foram feitos teatros, pesquisas, dinâmicas, palestras e um “muro” com caixas de sapato para representar de maneira simbólica, a barreira que o desrespeito impõe na sociedade.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado.
Componentes envolvidos: Filosofia, Sociologia, LPL, Artes e ECO
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema e objetivar a conscientização dos alunos para que tal prática seja evitada, além de desenvolver a solidariedade, reflexão, estima e autoestima, respeito, cidadania e ética.
Datas onde foi desenvolvida a atividade:
14 e 15 de abril – Projeto Bullying
 Responsáveis pela ação/projeto:
Nome completo - Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de Curso;  Célia Aparecida de Lima Pereira – docente;José Cláudio Pecini – docente; Éder Aparecido de Souza – docente.

Nome da Ação/Projeto: Marketing e Informática – Pesquisando
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do ETIM.
O público alvo foi junto aos alunos da referida sala de aula. Quantitativamente foram envolvidas 40 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, planejando e executando pesquisas de mercado visando o planejamento de marketing.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado. Os alunos coletaram as informações para o desenvolvimento de pesquisa, organizaram os dados obtidos com a pesquisa de mercado, utilizando ferramentas de informática, bem como depois analisaram as informações, identificando as necessidades dos consumidores.
Componentes envolvidos: AIN e ADM
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema e objetivar a conscientização dos alunos. Com o referido projeto os alunos puderam vivenciar e contextualizar a teoria dos conteúdos abordados em sala de aula na prática, descobrindo e valorizando ainda mais o curso.
Datas onde foi desenvolvida a atividade:
1º Semestre letivo de 2016        
Responsáveis pela ação/projeto: Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de Curso; Rosiane Wolf Luz – docente; Letícia Maria Galdino de Oliveira – docente.

Nome da Ação/Projeto: Resgatando Patriotismo
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ETIM.
O público alvo foi junto aos alunos da escola, no período matutino. Quantitativamente foram envolvidas 500 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, com o intuito de resgatar o patriotismo.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado. Os alunos ensaiaram o hino, tocaram o hino, apresentaram teatro e cartazes.
Componentes envolvidos: LPL, História, Artes, ECO e LEP
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema e objetivar a conscientização dos alunos. Com o referido projeto os alunos puderam vivenciar o patriotismo, buscando resgatar a cidadania, a ética e pátria.
Datas onde foi desenvolvida a atividade:
06/09 – Projeto Interdisciplinar – Resgatando patriotismo
Responsáveis pela ação/projeto:
Nome completo - Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de Curso; Fernanda Siquini Valenciano – docente; docente; Eduardo de Souza Pontes – docente; Célia Aparecida de Lima Pereira – docente; José Cláudio Pecini – docente; Éder Aparecido de Souza – docente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário