A Etec Amim Jundi, de Osvaldo Cruz, desenvolveu junto aos seus alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico, durante este ano, uma quantidade bastante elevada de projetos e boas práticas, entre elas estão Trote Solidário, Semana Tecnológica, Bullying.
Nome da Ação/Projeto: Trote solidário
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino
Médio
Ação foi desenvolvida com o 3º ano do ETIM. O público alvo foi junto as salas de aula do período
matutino e junto aos professores, em especial com os alunos dos terceiros anos
tanto do ETIM como do Ensino Médio regular, depois a comunidade externa foi
beneficiada com a arrecadação e doação efetuadas. Quantitativamente foram
envolvidas, interna e externamente, cerca de 500 pessoas.
O objetivo da ação foi desenvolver a iniciativa,
organização, ética e cidadania com os referidos alunos, possibilitando ainda
visita às entidades beneficiadas.
A metodologia iniciou-se com uma reunião para sugestão,
análise e discussão sobre o tema do trote e o que seria arrecadado,
posteriormente a arrecadação, organização do que foi arrecadado e entrega junto
as entidades.
Componentes envolvidos: Sociologia, História, GDP, LOE e GFE
Os resultados obtidos foram um grande número de produtos
arrecadados, integração entre os alunos e a comunidade, em especial aquela
visitada, desenvolvimento da cidadania e solidariedade.
Trotes realizados:
12/02 - Trote solidário - Tropa de Elite – com doação de um
quilo de alimentos por aluno para doação entidade, no caso a APAE, Asilo,
Centro de Apoio Terapêutico de Osvaldo Cruz – CATOC.
Responsáveis: Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de
Curso
Nome da Ação/Projeto: Dias comemorativos/especiais
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino
Médio
Ação foi desenvolvida com os 1º, 2º e 3º anos do ETIM.
O público alvo foi junto às salas de aula do período
matutino e junto aos professores, tanto do ETIM como do Ensino Médio regular.
Quantitativamente foram envolvidas, interna e externamente, cerca de 500
pessoas.
O objetivo da ação foi fortalecer e propagar dias
comemorativos e especiais que constam em nossos calendários, com o objetivo de
desenvolver o interesse, a cultura, a iniciativa e a cidadania com os referidos
alunos.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre o professor e
os alunos envolvidos, isso na sala de aula, para sugestão, análise e discussão
sobre como desenvolver o assunto.
Componentes envolvidos: Sociologia, Filosofia, História,
LPL, ING, LEP e GEM
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema em
desenvolvimento por parte de todos os alunos, a conscientização sobre a
importância do assunto, a participação dos alunos envolvidos, a integração
entre os componentes.
Datas onde foram desenvolvidas atividades:
08/03 - Dia Internacional da Mulher, com o 3º ETIM, com a
elaboração de Mimos, bolos, poesia e palestra sobre o assunto.
Nome da Ação/Projeto: Vídeos, teatros e exposição
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino
Médio
Ação foi desenvolvida com os 1º, 2º e 3º anos do ETIM.
O público alvo foi junto as salas de aula do período
matutino e junto aos professores, tanto do ETIM como do Ensino Médio regular.
Quantitativamente foram envolvidas, interna e externamente, cerca de 1000
pessoas, toda a escola.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento
cognitivo, expressivo, cultural e intelectual dos alunos, desenvolvendo o
interesse, a cultura, a iniciativa e a cidadania com os referidos alunos.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre o professor e
os alunos envolvidos, isso na sala de aula, para sugestão, análise e discussão
sobre como desenvolver o assunto.
Componentes envolvidos: Sociologia, Filosofia, História,
Educação Física e Artes
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema em
desenvolvimento por parte de todos os alunos, a conscientização sobre a
importância do assunto, a participação dos alunos envolvidos, a integração
entre os componentes.
Datas onde foram desenvolvidas atividades:
03/06 – Apresentação do 3º ETIM para o 1º e 2º ETIM, com
vídeos, pequenas palestras e teatros sobre as Constituições Brasileiras.
17/06 – Apresentação do 2º ETIM para o 1º e 3º ETIM, com
vídeos, pequenas palestras e teatros sobre Karl Marx.
24/06 – Apresentação do 1º ETIM – para os alunos do 2º ETIM
e 3º ETIM, e para outras classes do Ensino Médio regular, sobre a Ética, a
partir da idade da pedra.
01/08 – Exposição de Banners com a temática Olimpíadas e
Paralimpíadas, com trabalhos produzidos e explicados, pelos alunos do 1º, 2º e
3º ETIM, sendo exposto para toda a Escola.
Responsáveis pela ação/projeto: Marcelo Aparecido Decurcio -
Coordenador de Curso; José Cláudio
Pecini – docente; Paula Rived Garcia – docente; Célia Aparecida de Lima Pereira
– docente.
Nome da Ação/Projeto: Semana Tecnológica
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino
Médio
Ação foi desenvolvida com o 3º ano do ETIM.
O público alvo foi junto as salas de aula do período
matutino, vespertino e noturna, além da comunidade externa, através de visitas
que ocorreram na referida semana. Quantitativamente foram envolvidas, interna e
externamente, cerca de 1500 pessoas, toda a escola e comunidade externa.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento
cognitivo, participativo e intelectual dos alunos, desenvolvendo na prática o
que estavam vivenciando na teoria.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre o professor e
os alunos envolvidos, isso na sala de aula, para sugestão, análise e discussão
sobre como desenvolver o assunto, sendo que elaboraram durante as aulas de
Gestão da Produção e Materiais, maquetes relacionadas a diversos sistemas
produtivos como: o de prestação de serviço, do agronegócio, as indústrias
automobilísticas, de vestuário, de calçados, de móveis, bem como a indústria
alimentícia. Após o resultado de todo o trabalho foi exposto para a Escola e
comunidade externa.
Componentes envolvidos: Sociologia, LOE e GPM
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema em
desenvolvimento por parte de todos os alunos, a conscientização sobre a
importância do conteúdo ministrado, a participação dos alunos envolvidos, a
integração entre os componentes. Os alunos adquiriram conhecimentos sobre os
conceitos, classificações como produtos de pós-venda e pós consumo, sobre a
legislação vigente, seu relacionamento com o desenvolvimento sustentável, bem
como as diversas formas de recuperação da cadeia reversa como a reciclagem. E a
partir daí os alunos pensaram e pesquisaram sobre formas de reciclar materiais
que até então seriam descartados e agregar valor a estes, elaborando produtos
cuja base seria materiais reciclados.
Datas onde foi desenvolvida atividade:
14 a 18/10 – Semana Tecnológica – Participação dos alunos do
3º ETIM
Responsáveis pela ação/projeto: Marcelo Aparecido Decurcio -
Coordenador de Curso; José Cláudio Pecini – docente; Renata Miranda Duarte – docente.
Nome da Ação/Projeto: 2ª Janela Cultural
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino
Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos do 1º, 2º e 3º anos do
ETIM.
O público alvo foi junto as salas de aula do período
matutino e vespertino, além da comunidade externa, através de visitas que
ocorreram na referida semana. Quantitativamente foram envolvidas, interna e
externamente, cerca de 500 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento
cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, desenvolvendo
teatros, exposições, poesias, declamação, pequenas palestras, partilha de
livros, música e teatros.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os
professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o
comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas
sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado.
Componentes envolvidos: LPL, História, ING, Artes, LEP, ECO
e Química
O resultado obtido foi o despertar do interesse pela prática
e desenvolvimento cultural, pela apresentação dos projetos e atividades
desenvolvidas, pela música, teatro, declamação e pela cultura em si.
Datas onde foi desenvolvida atividade:
20 a 22/10 – 2ª Janela Cultural
Nome da Ação/Projeto: O cotidiano da Química ao longo dos
tempos
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino
Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do ETIM.
O público alvo foi inicialmente junto a sala do 1º ETIM e,
posteriormente, com apresentação de portfólio e atividades desenvolvidas e
compartilhamento do livro lido “Os botões de Napoleão” para todos, isso na
Janela Cultural. Quantitativamente foram
envolvidas, interna e externamente, na Janela Cultural, cerca de 500 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento
cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, desenvolvendo as
atividades, portfólio e compartilhamento oral do livro. Despertar a curiosidade
científica e mostrar aos discentes como a Química esteve e está presente no
cotidiano da sociedade ao longo dos tempos; aumentar o interesse pela
disciplina; diminuir os números da evasão escolar; levar o discente a pesquisar
e ler com mais frequência; melhorar o processo ensino-aprendizagem.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os
professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o
comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas
sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado. O
Projeto é executado quinzenalmente nos 20 minutos do encerramento da aula
durante todos os bimestres do ano de 2016, através da realização de atividades
como: leitura de textos e capítulos do livro: “Os botões de Napoleão”; vídeos e
documentários da Discovery e ou national geographic; realização de
experimentos; elaboração de pesquisas; criação de página virtual para
divulgação científica.
Componentes envolvidos: Química e Artes
O resultado obtido foi o despertar do interesse pela prática
e desenvolvimento da química e seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Datas onde foi desenvolvida a atividade:
16/02 – Início do Projeto "O cotidiano da Química ao
longo dos tempos", a cargo das Profas. Fernanda Cathusca e Edelma Jacob
Responsáveis pela ação/projeto:
Nome completo - Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de
Curso; Célia Aparecida de Lima Pereira – docente; Fernanda Cathusca Morelli Silva – docente; Edelma Alencar
Lima Jacob – docente.
Nome da Ação/Projeto: Clube da Leitura - O Pequeno Príncipe
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino
Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do ETIM.
O público alvo foi inicialmente junto a sala do 1º ETIM e,
posteriormente, com apresentação de portfólio e atividades desenvolvidas e
compartilhamento do livro lido “O Pequeno Príncipe” para todos, isso na Janela
Cultural. Quantitativamente foram
envolvidas, interna e externamente, na Janela Cultural, cerca de 500 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento
cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, desenvolvendo as
atividades, portfólio e compartilhamento oral do livro. O projeto tem por
objetivo resgatar o gosto pela leitura no atual mundo tecnológico, o resgate da
leitura de livros que tragam boas ideias e conceitos, formando melhor nossos
alunos.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os
professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o
comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas
sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado.
Componentes envolvidos: LPL e ECO
O resultado obtido foi o despertar do interesse pela prática
da leitura, debates e reflexão sobre temas que envolvem o cotidiano, em
especial solidariedade, estima e autoestima, respeito, cidadania e ética.
Datas onde foi desenvolvida a atividade:
- Durante todo o primeiro semestre letivo
Responsáveis pela ação/projeto:
Nome completo - Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de
Curso; Fernanda Siquini Valenciano –
docente;
Elaine Uranga Clivelaro Buturi – docente; Eduardo de Souza
Pontes – docente; Éder Aparecido de Souza – docente.
Nome da Ação/Projeto: Bullying
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino
Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos dos 1º e 2º anos do
ETIM.
O público alvo foi junto as salas da Escola, em especial no
período matutino. Quantitativamente foram envolvidas cerca de 500 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento
cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, desenvolvendo as
atividades referente ao assunto tratado em prol do combate ao Bullying. O projeto foi embasado nas Leis Municipais e
no conteúdo teórico ministrado em sala de aula. Buscando envolver os alunos
foram feitos teatros, pesquisas, dinâmicas, palestras e um “muro” com caixas de
sapato para representar de maneira simbólica, a barreira que o desrespeito
impõe na sociedade.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os
professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o
comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas
sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado.
Componentes envolvidos: Filosofia, Sociologia, LPL, Artes e
ECO
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema e
objetivar a conscientização dos alunos para que tal prática seja evitada, além
de desenvolver a solidariedade, reflexão, estima e autoestima, respeito,
cidadania e ética.
Datas onde foi desenvolvida a atividade:
14 e 15 de abril – Projeto Bullying
Nome completo - Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de
Curso; Célia Aparecida de Lima Pereira –
docente;José Cláudio Pecini – docente; Éder Aparecido de Souza –
docente.
Nome da Ação/Projeto: Marketing e Informática – Pesquisando
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino
Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do ETIM.
O público alvo foi junto aos alunos da referida sala de
aula. Quantitativamente foram envolvidas 40 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento
cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, planejando e
executando pesquisas de mercado visando o planejamento de marketing.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os
professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o
comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas
sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado. Os
alunos coletaram as informações para o desenvolvimento de pesquisa, organizaram
os dados obtidos com a pesquisa de mercado, utilizando ferramentas de informática,
bem como depois analisaram as informações, identificando as necessidades dos
consumidores.
Componentes envolvidos: AIN e ADM
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema e
objetivar a conscientização dos alunos. Com o referido projeto os alunos
puderam vivenciar e contextualizar a teoria dos conteúdos abordados em sala de
aula na prática, descobrindo e valorizando ainda mais o curso.
Datas onde foi desenvolvida a atividade:
1º Semestre letivo de 2016
Responsáveis pela ação/projeto: Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de
Curso; Rosiane Wolf Luz – docente; Letícia Maria Galdino de Oliveira – docente.
Nome da Ação/Projeto: Resgatando Patriotismo
Habilitação: Técnico em Administração Integrado ao Ensino
Médio
Ação foi desenvolvida com os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do
ETIM.
O público alvo foi junto aos alunos da escola, no período matutino.
Quantitativamente foram envolvidas 500 pessoas.
O objetivo da ação foi proporcionar o desenvolvimento
cognitivo, participativo, expressivo e intelectual dos alunos, com o intuito de
resgatar o patriotismo.
A metodologia iniciou-se com uma reunião entre os
professores para organização das atividades, após foi passado aos alunos para o
comprometimento e desenvolvimento das atividades, além de colher novas
sugestões, análises, discussões e organização sobre o que seria realizado. Os
alunos ensaiaram o hino, tocaram o hino, apresentaram teatro e cartazes.
Componentes envolvidos: LPL, História, Artes, ECO e LEP
O resultado obtido foi o despertar do interesse pelo tema e
objetivar a conscientização dos alunos. Com o referido projeto os alunos
puderam vivenciar o patriotismo, buscando resgatar a cidadania, a ética e
pátria.
Datas onde foi desenvolvida a atividade:
06/09 – Projeto Interdisciplinar – Resgatando patriotismo
Responsáveis pela ação/projeto:
Nome completo - Marcelo Aparecido Decurcio - Coordenador de
Curso; Fernanda Siquini Valenciano – docente; docente; Eduardo de Souza Pontes
– docente; Célia Aparecida de Lima Pereira – docente; José Cláudio Pecini –
docente; Éder Aparecido de Souza – docente.


Nenhum comentário:
Postar um comentário