A Etec Professora Nair Luccas Ribeiro, de Teodoro Sampaio, realizou diversos projetos com os alunos do Etim de Informática para Internet.
Nome da Ação/Projeto: Kit Carro Robô com Arduino
Habilitação: Informática e Comunicação
Projeto Kit Carro Robô com Arduino, desenvolvido pelas turmas, 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio Integrado ao Informática para Internet, da habilitação Informática e Comunicação, envolvendo as disciplinas de Lógica de Programação, Matemática, Inglês, Português e Física, Programação com Web I, Programação com Web II.
Objetivo é aos alunos uma atividade extracurricular, para conhecimento da plataforma Arduino, para desenvolvimento de um Kit Carro Robô.
Os mesmos terão aulas interdisciplinar, aulas expositivas e práticas seguido de exemplos para a realização da montagem e configuração, e depois realizar os códigos de programação para a funcionalidade do mesmo. Através de enumeras aulas os alunos conseguem finalizar o projeto como um todo: O projeto busca apresentação da placa Arduino Uno e explicações de alguns componentes eletrônicos utilizados no projeto, exemplo: Resistores e seus valores, Leds, Motores elétricos, Servo motor, Sensor de Ultrassom, Módulo Bluetooth e Shields para conexão de vários componentes (Ethernet, Motores, etc.). Exemplo de como utilizar os resistores com a placa Arduino Uno e uma Protoboard, para acender um Led direto e através de código. Alunos, um a um elaboraram um código para controlar um semáforo composto por três leds, os quais estavam conectados a Protoboard e a Placa Arduino Uno. Exemplo de como utilizar um Motor Elétrico com a placa Arduino Uno, acionamento direto, por código e utilizando um potenciômetro. Exemplo de como utilizar um Servo Motor, acionando-o através da placa Arduino Uno, controlando a sua rotação em passos. Apresentação do carro robô, e explicações de seu funcionamento. Apresentado aos alunos a placa de Bluetooth HC-06, demostrando alguns exemplos de utilização. Acendendo um led conectado a protoboard e a placa Arduino Uno, através de um celular com o sistema Android conectada via Bluetooth. Explicações de como funciona um Relé. Conectando o Relé em uma extensão elétrica com uma lâmpada fluorescente de 127 volts, e fazendo a lâmpada acender através do celular via Bluetooth, onde foram utilizados a placa Bluetooth HC-06, Protoboard e a placa Arduino Uno.
Início da montagem do Carro Robô, utilizando a placa Arduino Uno. Finalizando a montagem do Carro Robô e testando, fazendo que o mesmo funcione autônomo, ou seja, por si só ele detecta um obstáculo e desvia, evitando a colisão.
Buscamos melhor o raciocínio logico nas disciplinas de exatas, aumentando a qualidade das aulas e aumentado o interesse dos alunos pela a área de atuação e consequentemente pelo curso.
Nome da Ação/Projeto: Projeto Homem de Ferro com Arduino
Habilitação: Informática e Comunicação
O Projeto Homem de Ferro com Arduino, foi desenvolvido pelas turmas, 1º Ano do Ensino Médio Integrado ao Informática para Internet, da habilitação Informática e Comunicação, envolvendo as disciplinas de Lógica de Programação, Matemática, Inglês, Português e Física.
O objetivo é oferecer aos alunos uma atividade extracurricular, para conhecimento da plataforma Arduino. Os mesmos terão aulas interdisciplinar, aulas expositivas e práticas seguido de exemplos para a realização da montagem e configuração, e depois realizar os códigos de programação para a funcionalidade do mesmo.
Através de enumeras aulas os alunos conseguem finalizar o projeto como um todo: O projeto busca apresentação da placa Arduino Uno e explicações de alguns componentes eletrônicos utilizados no projeto.
Os alunos através de aulas extra sala irá montar o painel para controlar o acendimento de lâmpadas, TV e Temperatura ambiente através de comunicação sem fio entre a placa Arduino e um aplicativo de celular, todos desenvolvidos pelos alunos através de programação. Buscamos melhor o raciocínio logico nas disciplinas de exatas, aumentando a qualidade das aulas e aumentado o interesse dos alunos pela a área de atuação e consequentemente pelo curso.
Nome da Ação/Projeto: Torneio ROBOCODE
Habilitação: Informática e Comunicação
O Projeto Robocode, desenvolvido pelas turmas, 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio Integrado ao Informática para Internet, da habilitação Informática e Comunicação, envolvendo as disciplinas de Lógica de Programação, Matemática, Inglês, Português e Física, Programação com Web I, Programação com Web II.
Objetivo Geral do Evento foi criar um ambiente de estudo que capacite os alunos na ferramenta de desenvolvimento ROBOCODE, promovendo depois um torneio local, voltada para os alunos, professores e coordenadores das instituições de ensino do Eixo Informação e Comunicação que apresentem os cursos técnicos do eixo em questão.
Buscamos realiza o Torneio Tecnológico com o foco de desenvolver o aprendizado de forma lúdica das bases tecnológicas da Linguagem de Programação, o desenvolvimento de raciocínio lógico, utilização de tecnologias e ferramentas de desenvolvimento e o trabalho em equipe. Esperamos melhorar o desempenho dos alunos nos componentes curriculares cuja ementa aborde o conteúdo de Orientação a Objeto e a Linguagem de Programação JAVA. Como um dos códigos fontes que a ferramenta de desenvolvimento ROBOCODE utiliza é o JAVA, os alunos podem aprimorar seus conhecimentos nos assuntos já citados, de forma lúdica.
Textos e fotos retirados do Material enviado pela escola








Nenhum comentário:
Postar um comentário