Alunos da Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros, Escola Agrícola de Garça, acompanhados pelo professor Carlos Eduardo Martini da Silveira Bueno, realizam aula prática em lavoura com sintoma de Nematoide.
Você já ouviu falar em Nematóide? O inimigo oculto da agricultura!!!
Os nematóides são vermes que parasitam o homem, os animais e as plantas. No nosso caso, os que importam são os parasitas de plantas caracterizados pela presença de uma estrutura chamada estilete, com o qual sugam o conteúdo das células vegetais e injetam toxinas. Causam danos desde a queda sensível de produção até a morte das plantas.
No caso específico da cafeicultura, que no município de Garça SP representa uma área de aproximadamente 10.000 ha., existem áreas onde os nematóides, principalmente Meloidogyne spp. causaram, e vem causando "verdadeiros estragos", inviabilizando o sistema de produção em áreas infestadas.
Os nematóides mais danosos são Meloidogyne spp. (Nematóide das Galhas) e Pratylenchus spp. (Nematóide das Lesões Radiculares). Para Meloidogyne spp. têm-se cinco espécies principais em ordem: M. coffeicola, M. paranaensis, M. incognita, M. goeldii e M. exigua. Para Pratylenchus tem-se P. coffea como o mais importante.
As plantas atacadas apresentam diversos tipos de sintomas, como a presença de galhas nas raízes, clorose, redução e deformação do sistema radicular, decréscimo da eficiência das raízes em absorver e translocar água e nutrientes, menor crescimento da parte aérea, desfolhamento em reboleiras e menor produção, culminando com a morte das plantas.
Coleta de raiz de cafeeiro para observar formação de Galhas.
Raízes com formação de galhas.
Medidas de controle:
-A utilização da rotação de culturas, além de melhorar a estrutura do solo, é uma boa opção para áreas altamente infestadas com nematoides. O cultivo alternado de espécies antagônicas de inverno e de verão por um período de pelo menos dois anos pode permitir a reutilização da área onde foi detectada a presença do nematóide.
-O controle químico de nematóides através do uso de nematicidas é antieconômico e pouco eficiente, podendo causar, também, sérios problemas à saúde humana e contaminar o meio ambiente.
-A utilização de porta-enxertos resistentes ou tolerantes é uma alternativa barata que pode ser adotada pelo agricultor quando detectada a presença do nematóide no local de plantio.
Alunos do 1º Ano realizando a enxertia (Apoatã-cavalo com Arábica-cavaleiro).
O
processo passo a passo:
Corte tipo cunha no arábica (cavaleiro)
Cavaleiro pronto para enxertia
Preparo do cavalo (Apoatã 2258)
Abertura no cavalo para receber cavaleiro
União cavalo/cavaleiro
Parafilme biodegradável para proteção do enxerto.
Mudas em local quente e úmido para aumentar pegamento:
A Etec possui um viveiro para produção de mudas de café enxertadas e comuns, que visa ensinar todo o processo da produção de muda aos alunos, como também produzir mudas de qualidade aos cafeicultores de Garça e região.














Nenhum comentário:
Postar um comentário